Quilting - A técnica têxtil utilizada no Drop 1

Olá amigues e pessoinhas curiosas <3 Como estão? Nesse post eu venho conversar com vocês como designer de moda! Hora de um papo esclarecedor sobre um dos métodos de manipulação têxtil mais interessantes que existem: O Quilting! 

  • O que é Quilting afinal?

O Quilting é uma técnica de costura na qual utilizamos a linha para desenhar nos tecidos, que são postos em camadas, como um sanduíche. Esta técnica é conhecida por denotar ao tecido um aspecto único de alto relevo, como se fosse um edredom, sabe? Na verdade, o Quilting é uma prática originalmente voltada ao artesanato, possuindo semelhanças e afinidades ao Patchwork. Mas enfim, onde e quando surgiu o Quilting? Quem começou esse tipo de arte têxtil? Essas questões na verdade seguem sendo um grande mistério. Hoje são compreendidas evidências da existência do Quilting desde muito antes da Roma antiga, na verdade. Este conhecimento envolve o estudo e a análise de diversos artefatos encontrados por pesquisadores, como tapetes funerários quiltados e até mesmo armaduras quiltadas, utilizadas por exércitos chineses, japoneses, indianos e europeus. Com o passar do tempo, o quilting passou a ser praticado cada vez mais como um hobby, muito associado ao artesanato feito por mulheres donas de casa, que costuravam habitualmente.

  • E por quê eu comecei a quiltar?

A verdade é que eu sempre vi produtos domésticos feitos com Quilting e Patchwork por aí, em feiras e casas de artesanato. Eu só não sabia o nome dessa técnica, e nem como ela era feita, mas sempre gostei muito do conforto e do carinho dos desenhos quiltados… Quando pensei em criar minha própria marca, decidi que eu gostaria de expressar sentimentos muito similares a estes, buscando demonstrar no meu trabalho um conforto, um carinho, uma meiguice. O quilting surgiu em minhas pesquisas e eu me apaixonei pela ideia de criar roupas quiltadas.

E então surgiu o grande desafio: Encontrar alguém que fizesse Quilting por encomendas ou comissões. E de fato, eu não encontrei esse tipo de serviço em lugar algum. Foi a partir disso que eu percebi que eu mesma que teria que aprender a fazer. Então fui atrás de alguém que estivesse disposto a me ensinar essa técnica milenar secreta que pouquíssimas pessoas fazem por aqui. Investiguei todos os núcleos de artesanato de Santa Maria, até que encontrei a Márcia, uma professora que mora em Júlio de Castilhos e que me acolheu com a maior boa vontade! Fiz algumas aulas com ela em seu atelier e passei a praticar, investindo em uma máquina de costura industrial para estabelecer meu próprio atelier também. 

meu primeiro quilt!! bem abstrato...

Obrigado, Márcia! Sempre que posso, agradeço pelo valioso aprendizado e pelos cafezinhos que tomamos juntas.

minha máquina de costura <3 atualmente ela tem ainda mais adesivos!

  • De geração em geração

Depois que aprendi a quiltar, nunca mais parei… E isso me fez perceber que esta é uma prática que precisa ser mantida viva, sabe? Pela minha geração e pelas próximas. Acredito que o Quilting livre, o tipo que uso em minhas peças, seja uma técnica linda simplesmente por permitir que um desenho original torne-se tátil e macio. Desenhar com a linha a carinha do Cookie é uma sensação muito divertida e me faz sentir uma inspiração enorme! Espero de verdade que o meu trabalho possa espalhar a ideia do artesanato como forma de vestimenta, mesmo que para um público inicialmente singelo.

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.