O que é Slow Fashion? - como a KINDKUKI faz parte do movimento slow

Oizinho, KUKIfans! Tudo bem com vocês? Espero que sim ♡ Hoje eu venho falar sobre um assunto muito importante: o conceito de Slow Fashion! Você sabia que a KINDKUKI se encaixa como uma marca slow? Não? Tá tudo bem, eu te explico o porquê! Estou escrevendo este post justamente para esclarecer algumas questões sobre este termo e o modelo de produção da KINDKUKI, então continue lendo se quiser entender melhor!


  • O que é Slow Fashion?


O termo slow fashion, traduzido literalmente como “moda lenta”, dá nome a um movimento estrutural de ativismo na moda. O nome vem do movimento slow, uma modalidade de produção e de lifestyle que busca propagar uma filosofia de vida que preza pelo princípio de que o mais rápido nem sempre é o melhor. Sobre esta perspectiva, aquilo que é acelerado muitas vezes é prejudicial, não somente para o ser humano, mas também para o meio-ambiente. Por isso, o slow movement propõe uma cultura de desaceleração: A ideia é repensar o nosso tempo, utilizando ele de forma mais sábia, com mais reflexão, menos pressa e menos impulsividade. Na sociedade capitalista atual, vivemos imersos num ritmo desenfreado de aceleração constante, contexto que gera uma enorme ansiedade generalizada e um gasto exacerbado de recursos naturais. É pensando nesses problemas que o movimento slow atua, aparecendo nos mais diferentes contextos: Além da slow fashion, existem movimentos como o da slow food, as slow cities, slow living, slow parenting, slow cinema, slow art, slow philosophy, entre muitos outros!

Na moda, a lentidão entra como um fator de oposição ao modelo de produção da fast fashion (moda rápida), visto e exemplificado nas mais famosas marcas de roupas nacionais e mundiais. O mercado da fast fashion é movido pela fabricação em massa de produtos têxteis, muitas vezes envolvendo trabalho análogo a escravidão. Os resíduos provenientes desta indústria representam uma verdadeira ameaça ecológica, e as tendências, cada vez mais efêmeras e passageiras, ditam um ritmo insustentável para a produção de novas coleções. Além disso, as peças feitas rapidamente costumam ser mais baratas, porém menos duráveis, possuindo uma vida útil de poucas temporadas.

A slow fashion implica uma busca pelo contrário disso, propondo um modelo de produção desacelerado, focado na qualidade e durabilidade das peças criadas. Dentro deste movimento de mudança, o objetivo é remunerar de forma justa e valorizar todos os profissionais envolvidos na fabricação das peças de roupa, fazendo com que este processo seja mais lento e mais atencioso a detalhes de qualidade. Considerando o planeta, marcas adeptas à slow fashion procuram reduzir ao máximo sua produção de resíduos, lançando quantidades pequenas de peças por coleção. A KINDKUKI é uma destas marcas!

 

O conceito Slow Fashion: entenda mais sobre essa tendência de moda  sustentável.


  • A KINDKUKI como um pequeno projeto de empreendedorismo slow


Decidi lançar a marca como uma forma de externalizar minhas ideias como designer de moda, e depois de muito estudo compreendi que meu veículo para isso seria o modelo da slow fashion. Por muito tempo, durante meus anos de faculdade, eu sonhei trabalhar nas áreas criativas de grandes marcas de fast fashion, porém percebi, depois de algumas tentativas falhas, que este não era o meu caminho. Hoje eu entendo plenamente que contribuir para a moda rápida simplesmente não faz sentido para com os meus princípios pessoais mais valiosos. Atualmente prezo muito mais pela tranquilidade, pela saúde física e mental, e pela preservação do meio-ambiente. Sinto que fiz a escolha certa e tenho muito orgulho disso! Mesmo que a KINDKUKI seja um projeto de empreendedorismo de pequena escala, ela é meu maior feito profissionalmente até então, pois ele nasceu dos meus valores e de minhas ideias. 

 

A nossa última coleção, PRISTINE drop, contou com a colaboração de muitas pessoas incríveis!

 

Acredito muito no poder de transformarmos nossos arredores com pequenas atitudes, quando estas se tornam hábitos, e por isso vejo a moda lenta como uma verdadeira alternativa para o cenário da indumentária como um todo. Creio que, ao apoiar pequenas iniciativas como a minha, o cliente pode ser mais que um mero consumidor, assumindo o papel de atuar numa mudança social. Talvez você não perceba, mas quando compra uma peça KINDKUKI, você apoia uma estudante queer no seu sonho de contribuir para uma sociedade mais sustentável, mais meiga e mais gentil.

Uma das coisas mais legais (pra mim kkkk) sobre o movimento slow é o conceito de apreciação da intensidade e estranheza das coisas da vida. Acho que as roupas que eu crio seguem essa ideia em cada aspecto, desde a modelagem até as estampas, bordados e etiquetas. Através destes elementos, busco trazer ao meu público uma diversão, uma sensação positiva e alegre que exige uma atenção aos detalhes para ser verdadeiramente apreciada… Talvez essa seja uma viagem muito específica minha, mas me avise se ela fizer sentido para você também! 


  • Obrigado por ler este post! Apoie marcas de slow fashion como puder…


Na KINDKUKI, sabemos que nossas peças não são baratas, porém consideramos na precificação de cada peça todo o trabalho que é feito para torná-la especial. Não esperamos que todos entendam isso, mas ficamos muito felizes quando somos compreendidos e valorizados pelo que representamos. Por isso, gosto de agradecer aos nossos clientes e apoiadores sempre que possível! 

Vocês tornam a KINDKUKI um projeto viável, e ele só continua vivo porque percebemos que existe um público que valoriza nossos trabalhos, que partilha de nossos valores e ideais. É com muito carinho que lembro de cada venda feita, e me traz uma alegria pensar que as peças que fiz vestem pessoas tão legais e interessantes.

Com esta deixa, acho importante mencionar que estamos sempre buscando um aprimoramento, um crescimento saudável e uma cultura de cocriação dentro de nossa pequena equipe! Tais estímulos fazem parte do nosso objetivo de ser uma marca sólida no cenário brasileiro. Então, junto ao meu agradecimento, fica esta mensagem relacionada ao futuro da KINDKUKI! Continuarei tentando fazer meu melhor, reunindo mentes criativas para inventar moda comigo <3 

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.